Em 23/10/15 às 11:46:51

Lavagem do Amparo acontece neste domingo em Valença

Considerada a principal manifestação popular do município, o ritual que se repete todos os anos

Késsia Campos

(Lavagem do Amparo de 2014 - Foto: Ascom PMV)

Os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, têm início neste domingo (25), com a tradicional Lavagem. O cortejo sairá da Praça da República, com concentração às 7h, com destino ao Alto do Amparo. Mantendo a tradição, a prefeita Jucélia Nascimento irá acompanhar o cortejo, juntamente com toda sua equipe de governo.

Considerada a principal manifestação popular do município, o ritual que se repete todos os anos, sempre no último domingo que precede o início do novenário, reúne milhares de pessoas. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos – turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - carregando vasos com flores e água de cheiro. Atrás delas vem uma multidão de fiéis, tendo a cor branca como cor predominante das vestimentas.

Depois, a procissão chega até a escadaria do templo, onde muitos outros fiéis  já estão esperando. Originalmente o interior da Igreja era lavado, mas hoje a água é ritualmente derramada nas escadarias da Igreja num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus, onde também depositam flores, enquanto entoam cânticos e saúdam os orixás.

Publicidade